PÕE UM GUARDA NA MINHA BOCA, Ó SENHOR!



Põe guarda, Senhor , à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.
Salmos 141:3 ARA


Por quê razão o salmista trata com tanto rigor as suas palavras?.

A ponto de pedir um "guarda para porta dos seus lábios".

A luz das Escrituras Sagradas encontraremos essa resposta!

O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação.
Provérbios 13:3 ARC


O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.
Provérbios 21:23 ARA

Observemos agora o que o nosso mestre Jesus disse à respeito do assunto:

 Pois a boca fala do que o coração está cheio.
Mateus 12:34 b NVT


Se até o presente momento você nunca deu a devida importância para as palavras que saem da sua boca, acho bom rever esse conceito pois o assunto é mais sério do que você pensa.

Faça uma análise conceitual da lista à seguir:

* Blasfêmia
* Maledicência
* Mentira
* Calúnia
* Falso Testemunho
* Palavra Torpe
* Inimizade
* Pórfia
* Palavra de Maldição
* Fofoca
* Arrogância
* Queixar-se da própria sorte
* Bajulação
* Escarnecer
* Murmuração
* Soberba
* Lábios Impuros
* Más Conversações
*  Ciúme
* Ingratidão
* Cinismo
* Gritaria - Ira
* Zombaria
* Presunção
* Falatórios Profanos

É verdade que todos nós cometemos muitos erros. Se pudéssemos controlar a língua, seríamos perfeitos, capazes de nos controlar em todos os outros sentidos.  

Por exemplo, se colocamos um freio na boca do cavalo, podemos conduzi-lo para onde quisermos. 

Observem também que um pequeno leme faz um grande navio se voltar para onde o piloto deseja, mesmo com ventos fortes. 

Assim também, a língua é algo pequeno que profere discursos grandiosos. Vejam como uma simples fagulha é capaz de incendiar uma grande floresta. 

E, entre todas as partes do corpo, a língua é uma chama de fogo. É um mundo de maldade que corrompe todo o corpo. 

Ateia fogo a uma vida inteira, pois o próprio inferno a acende.  

O ser humano consegue domar toda espécie de animal, ave, réptil e peixe, mas ninguém consegue domar a língua. 

Ela é incontrolável e perversa, cheia de veneno mortífero. Às vezes louva nosso Senhor e Pai e, às vezes, amaldiçoa aqueles que Deus criou à sua imagem. 

E, assim, bênção e maldição saem da mesma boca. 

Meus irmãos, isso não está certo! Acaso de uma mesma fonte pode jorrar água doce e amarga? 

Pode a figueira produzir azeitonas ou a videira produzir figos? 

Da mesma forma, não se pode tirar água doce de uma fonte salgada.

Tiago 3:2‭-‬12 NVT


Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.
Provérbios 10:19 NVI


O próprio Messias fez sérias considerações à respeito desse " pequeno membro" que tem levado muitos à sua própria ruína.


Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados”.
Mateus 12:36‭-‬37 NVI


Em outras palavras o salmista estava querendo dizer o seguinte :

Ó Senhor , ajude-me a tomar cuidado com o que falo; ajude-me a não falar o que não agrada ao Senhor.

Assume o controle do que eu digo, Senhor , e guarda meus lábios.

Ó Senhor , controla a minha boca e não me deixes falar o que não devo!


A língua tem poder para trazer morte ou vida; quem gosta de falar arcará com as consequências.
Provérbios 18:21 NVT


Põe guarda, Senhor , à minha boca !!!



Sermão Revelado
Irmão Luiz


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas