As quatro operações fundamentais de uma Seita !!!




Queridos irmãos, é bem provável que a maioria das pessoas não sabem quais as diferenças existentes entre uma igreja e uma seita.

Se formos mais a fundo, uma porção considerável das pessoas também desconhece quais são as características de uma seita, o que as tornam mais vulneráveis em relação as mesmas.

O que é uma Seita ?

* Na prática é uma religião ou doutrina fundamentada em heresias.

* Partido, facção, falsa organização religiosa.

* Grupo de pessoas que crê, segue e defende uma facção religiosa fundamentada em doutrinas ilegitimas ( Heresias ).


E agora tenho mais uma coisa a dizer-lhes antes de terminar esta carta. Conservem-se distantes daqueles que causam divisões e estão perturbando a fé do povo, ensinando sobre Cristo coisas que são contrárias aos ensinos que vocês receberam. Esses mestres não trabalham para nosso Senhor Jesus, mas tão somente desejam proveito para si próprios. São bons oradores e bajuladores, e gente ingênua tem sido enganada por eles muitas e muitas vezes.
Romanos 16:17‭-‬18 NBV-P


Para compreender o real significado de uma Seita é necessário entender o que é uma Heresia pois as duas andam de "mãos dadas".

Heresia são idéias adulteradas, ou doutrinas espúrias, falsas, ilegítimas, conjunto de doutrinas não condizentes com a bíblia e com os princípios elementares da palavra de Deus.



No passado também havia falsos profetas no meio do povo, tal como haverá falsos mestres entre vocês. Esses contarão com habilidade as suas mentiras sobre Deus, até mesmo voltando-se contra o seu próprio Senhor, que os comprou; porém o fim deles será repentino e terrível. Muitos seguirão seus ensinos imorais. E, por causa deles, Cristo e o seu caminho serão escarnecidos.  Esses mestres, em sua ganância, dirão qualquer coisa para se apossarem do dinheiro de vocês. Mas Deus já os condenou há muito tempo, e a destruição deles está a caminho.
2 Pedro 2:1‭-‬3 NBV-P



Não permitam que outros lhes estraguem a fé e a alegria com suas filosofias erradas e superficiais baseadas em ideias e tradições humanas e nos rudimentos elementares deste mundo, em lugar daquilo que Cristo disse.
Colossenses 2:8 NBV-P


Se alguém ensina uma doutrina falsa e não concorda com os ensinos sadios e proveitosos do nosso Senhor Jesus Cristo, e com o ensino de uma vida piedosa, é orgulhoso e nada entende. Esta pessoa tem um interesse doentio, provocando discussões acerca de palavras, que acabam em inveja e cólera, e que só conduzem à difamação, a acusações e suspeitas malignas. Estes que vivem discutindo, cujas mentes estão pervertidas pelo pecado, não sabem dizer a verdade. Para eles o evangelho é simplesmente um meio de ganhar dinheiro. Afaste-se deles.
1 Timóteo 6:3‭-‬5 NBV-P


Estou admirado de que vocês tão depressa estejam desviando-se daquele que pela graça de Cristo chamou vocês; e agora já estão seguindo outro evangelho. Porque não existe outro evangelho, a não ser aquele que nós proclamamos. O que ocorre é que vocês estão sendo enganados por aqueles que torcem e mudam a verdade concernente ao evangelho de Cristo.
Gálatas 1:6‭-‬7 NBV-P


Em resumo o termo Seita refere-se a um grupo de pessoas já a heresia as doutrinas ilegítimas defendidas por elas.

Ou seja uma Seita é uma Heresia organizada!


Vejamos agora as quatro operações fundamentais de uma Seita :



1 - Adição

Têm fontes de autoridade extra bíblica, embora utilizem a Bíblia Sagrada, apresentam os ensinamentos de seu líder, fundador, profeta ou profetiza como sendo de igual ou maior importância que a própria Escritura Sagrada.


Declaro a todo aquele que ouve as palavras deste livro: Se alguém acrescentar qualquer coisa ao que está escrito aqui, Deus acrescentará a ele as pragas descritas neste livro.
Apocalipse 22:18 NBV-P

Cada palavra que Deus falou é verdadeira. Ele sempre protege aqueles que nele confiam.  Não acrescente conselhos e ordens às palavras dele; se você fizer isso, ele o repreenderá, mostrando a todos que você é mentiroso.
Provérbios 30:5‭-‬6 NBV-P


2 - Subtração

Rebaixam a pessoa de Jesus negam que Jesus tenha um corpo humano real ou que tenha uma natureza divina igual a de Deus.

Por isso o Senhor vai dar um sinal: Uma virgem ficará grávida e dará à luz um filho e o chamará de Emanuel.
Isaías 7:14 NBV-P


Pois nasceu um menino; um filho nos foi dado. Ele recebe todo o poder, o governo de toda a terra. E ele será chamado de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz.
Isaías 9:6 NBV-P

E ela dará à luz um filho, que será chamado Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.  Isso aconteceu para que se cumprisse a mensagem que o Senhor tinha dito pelo seu profeta:  “Ouçam! A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, que será chamado Emanuel”, que significa “Deus está conosco”.
Mateus 1:21‭-‬23 NBV-P


3 - Multiplicação

Afirmam crer  na obra vicária e expiatória de Jesus, mas negam sua eficácia absoluta. Multiplicam esforços humanos para completar a obra de Cristo.

Ele pode salvar completamente todos quantos vão a Deus por meio dele. Uma vez que viverá eternamente, estará sempre ali intercedendo em favor deles.
Hebreus 7:25 NBV-P

Quando Cristo veio como sumo sacerdote deste sistema melhor que nós agora temos, ele entrou naquele tabernáculo do céu, maior e mais perfeito, que não foi feito por homens nem faz parte desta criação. E, uma vez por todas, levou sangue para dentro do Santo dos Santos, e o salpicou sobre o propiciatório; mas não era sangue de bodes nem de bezerros. Lá, ele levou o seu próprio sangue e, com esse sangue, ele garantiu a nossa salvação eterna.
Hebreus 9:11‭-‬12 NBV-P


Neste novo plano nós fomos perdoados e purificados pelo sacrifício de Jesus Cristo, ao morrer por nós uma vez por todas. Mas quando esse sacerdote entregou-se a si mesmo a Deus pelos nossos pecados, como um único sacrifício duma vez para sempre, assentou-se no lugar de maior honra à direita de Deus,
Hebreus 10:10‭, ‬12 NBV-P


4 - Divisão

Afirmam que a Salvação está na sua organização religiosa e não  apenas em Cristo.
Dividem a assim a fidelidade a Deus com a organização religiosa a qual pertencem.


Nesse ponto, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e o abandonaram.  Então Jesus voltou-se para os Doze e perguntou: “Vocês também querem ir embora?”  Simão Pedro respondeu: “Mestre, para quem iremos nós? Só o Senhor tem as palavras que dão a vida eterna,
João 6:66‭-‬68 NBV-P

O intuito dessa mensagem não é gerar ódio ou perseguição contra os praticantes ou adeptos de determinada Seita ou instituição religiosa.

Mas fazer cumprir a orientação conforme descrito abaixo:

Algumas pessoas têm dúvidas; tenham misericórdia delas. Outras estão prestes a se perder; salvem-nas, tirando-as do fogo.
Judas 1:22‭-‬23a VFL


Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
Provérbios 14:12 ARC



Sermão Revelado
Irmão Luiz

Comentários

Postagens mais visitadas