Jovens vivendo com propósito !


E  Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
 Daniel 1:8 Almeida Corrigida e Fiel




As Escrituras Sagradas relatam que devido a apostasia, idolatria e a  desobediência generalizada, o  povo de Deus foi levado cativo para Babilônia, conforme havia sido profetizado pelo profeta Jeremias.


No terceiro ano de Jeoaquim como rei de Judá, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, atacou Jerusalém, e os seus soldados cercaram a cidade.

Deus permitiu que Nabucodonosor conquistasse a cidade e  que também se apropriasse de alguns objetos de valor que estavam no Templo.

Nabucodonosor levou esses objetos para a Babilônia e mandou colocá-los no templo do seu deus, na sala do tesouro.

Mas em meio a centenas de acontecimentos relevantes algo me chamou a atenção.

O rei Nabucodonosor chamou Aspenaz, o chefe dos serviços do palácio, e mandou que escolhesse entre os prisioneiros israelitas alguns jovens da família real e também das famílias nobres.

Todos eles deviam ter boa aparência e não ter nenhum defeito físico; deviam ser inteligentes, instruídos e ser capazes de servir no palácio.

E precisariam aprender a língua e estudar os escritos dos babilônios.

Depois de três anos de preparo, esses jovens deviam começar o seu serviço no palácio.

Entre os que foram escolhidos estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá. Aspenaz lhes deu outros nomes, isto é, Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

O rei mandou também que os jovens israelitas recebessem todos os dias a mesma comida e o mesmo vinho que ele, o rei, comia e bebia.

O que parecia ser uma benção para alguns, para o Jovem Daniel era considerado uma maldição, pois todo o banquete servido pelo rei Nabucodonosor no palácio era consagrado aos ídolos dos Caldeus  ( povo da Babilônia ).

E o que me chama a atenção nesse texto, é que o Jovem Daniel propôs no seu coração, não se contaminar.

Notem que ninguém pediu a Daniel, ninguém o aconselhou, ou até mesmo sugeriu, Daniel decidiu por si mesmo não se contaminar.

Daniel apesar de Jovem tinha propósitos  em seu coração, o grande problema da juventude contemporânea é viver uma vida desprovida de propósito.

Quando um jovem não tem um propósito no seu coração, ele é iludido por propostas e banquetes de demônios.

Mas Daniel tinha um propósito no seu coração.

O problema não é a falta de conselhos como muitos costumam dizer, mas sim a falta de propósito.

Jovem, não é tempo culpar os outros é tempo de "tomar vergonha" e viver uma vida com propósito.

Passados os dez dias, os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei.

Aí o guarda tirou a comida e o vinho que deviam ser servidos aos quatro jovens e só lhes dava legumes para comer.

Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos.

Infelizmente muitos jovens estão se alimentando da "mesa dos demônios" .

Mas eu creio que ainda existem jovens como Daniel, Ananias, Misael e Azarias que mesmo na Babilônia viviam uma vida com propósito, não se contaminar.



Sermão Revelado
Irmão Luiz

Comentários

Postagens mais visitadas