Cantai louvores à Deus ou Cantai louvores ao povo de Deus?



Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.
Salmos 47:6 TB


Uma coisa que todo Cristão necessita entender é o quão importe é louvarmos à Deus.

Tu, porém, és santo e, sentado no teu trono, recebes os louvores do povo de Israel.
Salmos 22:3 NTLH


Atualmente acontece um grande equívoco quando o assunto é Louvores à Deus.

O que é o louvor Bíblico?

O ato de agradecimento, elogio, glorificação, exaltação, por aquilo que Deus faz (presente) e já fez ( Passado ).

Ou seja, louvarmos à Deus por suas obras, suas bênçãos, pelas curas, os livramentos, o perdão, a misericórdia, pela vida, pelo seu infinito amor, sua fidelidade e etc.

Louvar não é simplesmente cantar, existem pessoas que cantam e não louvam à Deus, como também existem pessoas que não cantam, mas tem uma vida de louvor à Deus.

Podemos sim expressar o nosso louvor também em forma de cânticos, à exemplo dos salmos.

Louvar é reconhecer o feitos de Deus!

Ó Deus, cada geração anunciará à seguinte as coisas que tens feito, e todos louvarão os teus atos poderosos.
Salmos 145:4 NTLH


Louve o Senhor , ó Jerusalém! Louve o seu Deus, ó Sião !  Pois ele reforça os portões da cidade e abençoa o seu povo que mora ali.
Salmos 147:12‭-‬13 NTLH


Ó Senhor , tu és o meu Deus; exaltar-te-ei a ti e louvarei o teu nome, porque tens feito maravilhas e tens executado os teus conselhos antigos, fiéis e verdadeiros.
Isaías 25:1 ARA

E, quando se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou, jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto, dizendo: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!
Lucas 19:37‭-‬38 ARA


Certa feita eu ouvi no rádio uma "grande" cantora do meio gospel, dizer as seguintes palavras:

 " Eu louvo pra mim, nos momentos de dificuldade."

Essa fala revela um grande equívoco inserido no meio Cristão, o louvor antropocêntrico ( Homem no Centro ).

Cujo o foco é satisfazer as necessidades do homem, massagear o ego dos seus ouvintes, sem mencionar que muitos desses louvores contradizem até mesmo à própria escritura sagrada.

Letras cujo o alvo é o coração do homem e não o coração de Deus.
Algumas delas recheadas de palavras como: eu posso, eu sou, eu consigo, eu alcançarei, eu não vou parar, eu quero o que é meu, minha vida, meus sonhos, meus prolemas e etc.

Vamos analisar dois louvores em forma de cânticos entoados por Moisés e outro por Miriam e todo povo de Israel.


Então Moisés e os israelitas cantaram esta canção a Deus, o Senhor : 

Cantarei ao Senhor porque ele conquistou uma vitória maravilhosa; ele jogou os cavalos e os cavaleiros dentro do mar.  

O Senhor é o meu forte defensor; foi ele quem me salvou. 

Ele é o meu Deus, e eu o louvarei. Ele é o Deus do meu pai, e eu cantarei a sua grandeza.  

O Senhor é um guerreiro; o seu nome é Senhor .  Ele jogou no mar o exército egípcio e os seus carros de guerra; os seus melhores oficiais se afogaram no mar Vermelho. 

 O mar profundo os cobriu; como uma pedra eles foram até o fundo.  A tua mão direita, ó Senhor , tem um poder terrível; ela despedaça o inimigo.  

Como é maravilhosa a tua vitória! Derrotas os teus inimigos e com a tua ira furiosa tu os queimas como se fossem palha.  

Tu sopraste, e as águas se amontoaram; as ondas se levantaram como muralhas, e o fundo do mar ficou duro como gelo.

  Os inimigos disseram: “Nós iremos atrás deles e os alcançaremos; pegaremos todas as coisas que são deles e ficaremos com tudo o que quisermos. 

Com as nossas espadas nós os mataremos.”  Porém tu, ó Senhor , sopraste, e os egípcios se afogaram; afundaram como chumbo no mar bravo. 

 Não há outro deus como tu, ó Senhor ! Quem é santo e majestoso como tu? Quem pode fazer os milagres e as maravilhas que fazes?  Estendeste a mão direita, e a terra engoliu os que nos perseguiam.  

Por causa do teu amor tu guiaste o povo que salvaste; com o teu grande poder tu os levaste para a tua terra santa. 

 Os povos ouviram falar do que fizeste e estão tremendo de medo. Os filisteus ficaram apavorados.  

Os chefes dos edomitas estão assustados, os poderosos moabitas perderam a coragem, e todos os cananeus estão tremendo.  

O medo e o terror caíram sobre eles. Eles viram o teu grande poder e ficaram parados como se fossem pedras até que tivesse passado o teu povo, o povo que livraste da escravidão.  

Tu levarás o teu povo para viver no teu monte , o lugar, ó Senhor, que escolheste para morar, o Templo que tu mesmo construíste. 

 O Senhor Deus será rei para todo o sempre!  Os israelitas atravessaram o mar em terra seca.

 Porém, quando os carros de guerra dos egípcios, com os seus cavalos e cavaleiros, entraram no mar, o Senhor Deus fez com que as águas voltassem e os cobrissem.  


A profetisa Míriam, que era irmã de Arão, pegou um pandeiro, e todas as mulheres a acompanharam, tocando pandeiro e dançando.


 E Míriam cantou para elas assim:

 Cantem ao Senhor porque ele conquistou uma vitória gloriosa ; ele jogou os cavalos e os cavaleiros dentro do mar.

Êxodo 15:1‭-‬21 NTLH


O tema central são os feitos de Deus, que são dignos de louvor, ou seja o foco aqui não é massagear o ego de Moisés, de Miriam ou do povo.

Minha intençao aqui não é gerar discussão ou causar até mesmo dúvida a respeito do assunto, pois muitos desses louvores estão inseridos nos mais diversos meios Cristãos.

Você pode se perguntar e a adoração?

Louvor e Adoração são coisas distintas, estarei postando algo sobre o tema o mais breve possível.

O que precisamos entender é o seguinte:

Cantai louvores à Deus e não ao povo de Deus.


 deem a Deus o que pertence a Deus”, disse ele.
Mateus 22:21b NVT



Sermão Revelado
Irmão Luiz

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas