Remorso ou Arrependimento?



Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!
Lucas 15:17 ARA


Antes de entendermos à diferença entre remorso e arrependimento, precisamos meditar nesse texto, que tem muito a nos ensinar a respeito do assunto.

A parábola do filho pródigo!

Continuou: Certo homem tinha dois filhos;  o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres.  

Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.

Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. 

Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos.  

Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.  

Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!

Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;  já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.  

E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.  

E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.  

O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;  trazei também e matai o novilho cevado.

Comamos e regozijemo-nos,  porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.

Lucas 15:11‭-‬24 ARA


A bíblia sagrada relata que o filho pródigo caiu em si, e quando ele cai em si, ele faz uma reflexão sobre seu atual estado de vida.

Então ele começa a enxergar o quanto as suas atitudes foram precipitadas, imaturas e inconsequentes.

O filho pródigo percebeu que até os empregados de seu pai viviam em melhores condições do que ele.

Diante disso ele resolve tomar uma atitude, voltar para onde nunca deveria ter saído, então ele se levanta e vai.

O filho pródigo teve uma atitude de remorso ou Arrependimento?

O indivíduo que sente remorso, ele sente a tristeza pelo ato praticado, ele se sente abatido, ele reconhece o erro.

O indivíduo que se arrepende, ele sente a tristeza pelo ato praticado, ele se sente abatido, ele reconhece o erro.

Existe uma diferença, está na atitude.


Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!  Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;  já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.  E, levantando-se, foi para seu pai.
Lucas 15:17‭-‬20a ARA

Quando ele se levanta e volta para casa de seu pai, ele se arrepende, pois arrependimento gera uma atitude de mudança, uma mudança de mente, uma mudança de rumo.

A pessoa que se arrepende genuinamente ela é levada à tomar uma outra postura, diferente da tomada anteriormente.

Já o remorso não traz mudança, se ele não se levantasse em direção a casa de seu pai permaneceria no mesmo estado.

Muitas situações em nossas vidas não mudam porque falta arrependimento, e o que existe é apenas remorso.

A mensagem de Jesus Cristo era:

Jesus lhes respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”.
Lucas 5:31‭-‬32 NVI-P

Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos,  porque está próximo o reino dos céus.
Mateus 4:17 ARA


A mensagem dos Apóstolos era:

Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração;
Atos 8:22 ARA

No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.
Atos 17:30 NVI-P

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus,
Atos 3:19‭-‬20 ARA

A mensagem de João Batista era:

Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
Mateus 3:1‭-‬2 ARA


O arrependimento nos leva para os braços do Pai e nos conduz para o perdão, já o remorso nos aprisiona dentro de um sentimento de culpa e tristeza o qual não produz mudança alguma.




Sermão Revelado
Irmão Luiz



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas