Pecado enterrado na areia!



Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus. Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia.  No dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: “Por que você está espancando o seu companheiro?” O homem respondeu: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio?” Moisés teve medo e pensou: “Com certeza tudo já foi descoberto!”
Êxodo 2:11‭-‬14 NVI-P


Moisés era um homem muito manso, mais do que qualquer outro sobre a terra. (Números 12:3 NAA), mas o mais surpreendente é que nem sempre foi assim.

Moisés como muitos outros homens na bíblia, tiveram suas vidas mudadas, transformadas após terem uma experiência, um encontro com Deus.

A exemplo do profeta Isaías que relata em seu livro:

 Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!  Logo um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. Com ela tocou a minha boca e disse: “Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado”.
Isaías 6:5‭-‬7 NVI-P


Em se tratando de Moisés, seu nascimento já é um milagre, pois ele nasce em um período conturbado onde Israel vivia debaixo da servidão de Faraó no Egito.

Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo, e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses.

Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo.

A irmã do menino ficou observando de longe para ver o que lhe aconteceria.  A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho.

Enquanto isso, as suas servas andavam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo.

Ao abri-lo, viu um bebê chorando. Ficou com pena dele e disse: “Este menino é dos hebreus”.  Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: “A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino?”  “Quero”, respondeu ela.

E a moça foi chamar a mãe do menino. Então a filha do faraó disse à mulher: “Leve este menino e amamente-o para mim, e eu pagarei você por isso”. A mulher levou o menino e o amamentou.

Tendo o menino crescido, ela o levou à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: “Porque eu o tirei das águas”.
Êxodo 2:1‭-‬10 NVI-P

E assim ele foi instruído em toda a ciência dos egípcios e se tornou um homem que falava e agia com autoridade.  Estêvão disse ainda: — Quando Moisés já estava com quarenta anos, resolveu ir ver a sua gente, os israelitas.

Atos 7:22‭-‬23 NTLH

Já no texto usado como base de nossa reflexão, Moisés agora já é um homem adulto e a bíblia vem narrar que ele sai para visitar seus irmãos Hebreus e descobre o quanto o trabalho deles era pesado.

E se depara com uma situação um tanto complicada, um egípcio, possivelmente um encarregado, espancando um trabalhador hebreu.

Moisés olha para os lados e não vê ninguém, então ele mata o egípcio e enterra o corpo na areia.

Moisés se esqueceu de uma coisa:

Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade;  do seu trono ele observa todos os habitantes da terra;  ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem.
Salmos 33:13‭-‬15 NVI-P


É impossível escapar do teu Espírito; não há como fugir da tua presença.  Se subo aos céus, lá estás; se desço ao mundo dos mortos, lá estás também.
Salmos 139:7‭-‬8 NVT

Os olhos do Senhor estão em todo lugar; observam tanto os maus como os bons.
Provérbios 15:3 NVT


Nada, em toda a criação, está escondido de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante de seus olhos, e é a ele que prestamos contas.
Hebreus 4:13 NVT


Moisés encobre o seu ato, enterrando o corpo do egípcio na areia. Mas a bíblia Sagrada diz que:


O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
Provérbios 28:13 ARA

No outro dia ele retorna ao mesmo local como se nada tivesse acontecido, e quantas pessoas  tem enganado a si próprias vivendo uma vida de aparência.

— Ao anjo da igreja em Sardes escreva:  “Estas coisas diz aquele que tem os sete espíritos   de Deus e as sete estrelas:  Conheço as obras que você realiza,   que você tem fama de estar vivo, mas está morto.
Apocalipse 3:1 NAA

Chegando no mesmo local Moisés se depara com uma situação um pouco parecida com a do dia antetior, agora dois hebreus brigando, porém à atitude de Moisés é diferente, então ele pergunta ao agressor: "Porque você está espancando seu companheiro"? O homem respondeu: Quem o nomeou juiz sobre nós? Quer me matar como matou o egípcio?

Jesus disse, segundo evangelho de Mateus:

— Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus.  Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros.  Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho?  Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho?  Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.
Mateus 7:1‭-‬5 NTLH



 Moisés teve medo e pensou: “Com certeza todos já sabem o que aconteceu!”. E, de fato, o faraó tomou conhecimento do que havia acontecido e tentou matar Moisés, mas ele fugiu e foi morar na terra de Midiã. Quando chegou a Midiã, estabeleceu-se junto a um poço.
Êxodo 2:14‭-‬15 NVT


Moisés reagiu de forma carnal, mas olha o que a bíblia diz:


Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas
2Coríntios 10:4 ARA


“Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.
Zacarias 4:6 NVI-P


Tudo aquilo que está enterrado na areia, mais cedo ou mais tarde virá à tona, querendo nós ou não.


Pois tudo o que está escondido virá a ser descoberto, e tudo o que está em segredo virá a ser revelado.
O Evangelho de Marcos 4:22 VFL


Quando omitimos os nossos pecados e não os confessamos, vamos sofrer as consequências, as mesmas vividas em certa ocasião pelo Rei Davi.

Enquanto me recusei a confessar meu pecado, meu corpo definhou, e eu gemia o dia inteiro.  

Dia e noite, tua mão pesava sobre mim; minha força evaporou como água no calor do verão. 

 Finalmente, confessei a ti todos os meus pecados e não escondi mais a minha culpa.

 Disse comigo: “Confessarei ao Senhor a minha rebeldia”, e tu perdoaste toda a minha culpa.

Salmos 32:3‭-‬5 NVT


Moisés sofreu às consequências dos seus atos, fugiu do Egito e foi morar no deserto de Midiã onde se tornou pastor de ovelhas durante quarenta anos, até que um dia Deus o chamou.

Moisés teve sua vida mudada após ter um encontro com Deus.

Deus pode mudar à sua história, Moisés se tornou um dos líderes Hebreus mais conhecidos de toda bíblia sagrada, usado por Deus com sinais e prodígios.

Não rejeite as oportunidades que o Senhor te dá, ouça a sua voz e siga em direção a ele.



Sermão Revelado
Irmão Luiz






Comentários

Postagens mais visitadas