Sinais do Traidor!



Chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos. E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá.  E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? E ele respondeu: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá.  O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem  está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!  Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste.
Mateus 26:20‭-‬25 ARA


Alguns textos bíblicos parecem ser indecifráveis, devido há uma série de fatores.

Fatores esses que podem nos levar as piores interpretações possíveis sem o apoio correto,

A julgar que o livro sagrado foi escrito à vários séculos atrás; a cultura da época, os costumes, a economia, as profissões, a alimentação, a geografia e etc, devem ser levados em consideração para que possamos extrair do texto a real mensagem.


Existe uma disciplina cujo o nome é panorama Bíblico que nos ajuda a compreender um pouco mais sobre essas questões.

Louvado seja a Deus pela sua inerrante e infalível palavra.

No texto que nos serve de base para nossa reflexão, Jesus está reunido com seus discípulos para a então chamada última ceia.

Diz o livro sagrado que enquanto comiam, Jesus faz uma declaração: Em verdade vós digo que um de vós me trairá.

Seus discípulos então reagem com muita tristeza e um a um começaram a perguntar para  Jesus: Por acaso seria eu Senhor?

Jesus então traz a tona os sinais do traidor!


E ele respondeu: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá.
Mateus 26:23 ARA


Como compreender essa fala?


Aqui entra o panorama da época...


As refeições daquela época eram servidas na mesma vasilha ou recipiente, em que eram cozidas, não existiam talheres como por exemplo: garfo e faca.

De modo que para as refeições eram usadas as mãos, mas as mesmas não tinham contato com os alimentos, para esse fim existiam pães , que serviam tanto para pegar o alimento, quanto para ser colocados em "molhos".

Na hora de se servir, a vez era sempre do outro, em sinal de consideração e respeito.

Trazendo para os dias atuais seria mais ou menos assim:

" Queira pegar por gentileza, fica à vontade"

E naquele contexto se servir juntamente com a outra pessoa era um sinal de desrespeito ou falta de consideração.

Então quando Jesus responde:

O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá.
Mateus 26:23 ARA

Nos é revelado os sinais do traidor!

Falta de consideração, desrespeito, atitude egoísta o que age desta forma é o traidor...


Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste.
Mateus 26:25 ARA



Sermão Revelado
Irmão Luiz



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas