A pobreza não é um limitador para o agir de Deus!



Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.
Juízes 6:14‭-‬15 ARA


O período dos Juízes em Israel é um dos períodos mais conturbados que o povo de Deus enfrentou.

Após a morte de Josué, que havia sido sucessor de Moisés, o povo de Deus fica sem um líder forte como referência.

A bíblia sagrada vem nos dizer que Deus, em períodos específicos levantava juízes, para julgar as causas da nação, libertar o povo da opressão dos seus inimigos e etc...

Como por exemplo foram Sansão, Gideão, Débora, Eúde, e muitos outros.

Se pudéssemos resumir o livro de Juízes, seria da seguinte forma:


1. Enquanto o Juiz estava vivo havia paz e prosperidade na nação e o povo adorava a Deus.

2. Após a morte do Juiz o povo se desviava, cada um seguindo seu próprio caminho e adorando outros deuses.

3. Deus então os entregava nas mãos de seus inimigos, as nações vizinhas, que oprimiam, saqueavam, roubavam, causando sofrimento, miséria a toda nação.

4. O povo então se lembrava de Deus, clamava ao Senhor por perdão e misericórdia e se arrenpendiam de seus pecados. Deus se compadecia e levantava um Juiz para livrá-los.

5. Após a morte do Juiz todo o ciclo se repetia.


O texto que nos serve de base fala a respeito de um homem que Deus levantou com o propósito de libertar o povo de Deus das mãos dos seus opressores, seu nome era Gideão.

O contexto era o seguinte:


O povo de Israel pecou contra Deus, o Senhor , e por isso ele deixou que o povo de Midiã os dominasse durante sete anos.

Os israelitas se escondiam dos midianitas em cavernas e em outros lugares seguros nas montanhas porque os midianitas eram mais fortes do que eles.

Todas as vezes que os israelitas semeavam, os midianitas vinham com os amalequitas e os povos do deserto e os atacavam. Acampavam na terra e destruíam as suas colheitas até o sul, perto de Gaza.

Não deixavam nada para os israelitas viverem — nem ao menos uma ovelha, uma vaca ou um jumento. Chegavam com o seu gado e as suas barracas e eram tão numerosos como gafanhotos.

Eles e os seus camelos eram tantos, que nem dava para contar. Vinham para destruir a terra, e o povo de Israel não podia com eles. Então os israelitas pediram socorro a Deus, o Senhor .

Juízes 6:1‭-‬6 NTLH

Deus se compadece do povo e levanta um Juiz...

Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, que era da família de Abiezer.

O seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianitas não o encontrassem.

Então o Anjo do Senhor apareceu a ele e disse: — Você é corajoso, e o Senhor está com você!

Juízes 6:11‭-‬12 NTLH


Então o Senhor se virou para Gideão e disse: — Vá nessa força que você tem e livre Israel das mãos dos midianitas.

Não é verdade que eu estou enviando você?

Gideão respondeu: — Ah! Meu Senhor! Como livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai.

Mas o Senhor disse: — Já que eu estou ao seu lado, você derrotará os midianitas como se fossem um só homem.

Juízes 6:14‭-‬16 NAA


Aqui nos deparamos com os versículos que que servem de base para o tema da reflexão:

A probreza não é um limitador para o agir de Deus!

Gideão como muitos hoje em dia, se coloca em uma condição de inferioridade. Minha família é a mais pobre , dentre a tribo mais pobre, e eu sou o menor, ou seja o que possui menos condições na minha casa.

Talvez dizendo no seu coração, existem pessoas em melhores condições, dispondo de muito mais recursos, bem melhor equipadas e até mesmo mais instruídas do que eu.

Algumas pessoas podem até pensar:  moro na periferia da minha cidade, dependo de cesta básica todo mês, não fui alfabetizado...

Nenhum desses quesitos impedem Deus de agir ou de usar quem ele queira..

Deus responde a Gideão: Porque estou do seu lado, você derrotará os midianitas...

O que faz a diferença não é a nossa condição mas a presença de Deus na nossa vida.

Gideão derrotou os midianitas e livrou o povo e o nome do Senhor foi glorificado, pois todos tiveram a certeza que Gideão sozinho jamais teria tido êxito.


Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e não há quem possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”
Isaías 43:13 NAA

A pobreza? Certamente não!

Que o Senhor se agrade de nós...


Sermão Revelado
Irmão Luiz

Comentários

Postagens mais visitadas