O que falta nos governantes!



Antes de mim, os governadores tinham sido uma carga para o povo e haviam exigido que o povo pagasse quarenta barras de prata por dia a fim de comprar comida e vinho. Até os seus empregados exploravam o povo. Mas eu agi de modo diferente porque temia a Deus .

Neemias 5:15 NTLH


O livro de Neemias é um livro que faz parte do conjunto de livros históricos da Bíblia Sagrada, que nos remetem à momentos ligados à restauração do povo de Deus, após o exílio Babilônico, fruto da desobediência.

A situação dos que habitavam em Jerusalém era das piores imagináveis: miséria, fome, pobreza, os muros da cidade destruídos, portas queimadas, o povo não cultuava a Deus como ele ordenara.

E por misericórdia do Senhor, alguns homens de Deus são comissionados para liderar a restauração do povo de Deus, tanto no âmbito moral, material e espiritual.

Dentre esses homens podemos citar Esdras, Zorobabel e nosso personagem em questão Neemias.

Neemias, ele sai de uma terra distante onde desfrutava de alguns privilégios, para liderar dentre outras coisas a reconstrução dos muros de Jerusalém.

Neemias sofreu ameaças de morte, afronta de seus opositores, zombaram dele e mesmo assim não negociou seus valores e sentiu a dor dos seus compatriotas.

Neemias como governador esteve à frente de inúmeras reformas, e em todas obteve êxito pois tinha a aprovação de Deus.

No capítulo 5 , Neemias relata com muita propriedade o que falta ao meu ver para os governantes atuais:

O Temor à Deus!

O temor à Deus é nada mais que ter respeito e reverência mediante quem ele é e a sua soberania.

O indivíduo que teme à Deus está na obediência e no cumprimento dos preceitos estabelecidos na sua palavra.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria;
Salmos 111:10a NAA


Trazendo para o nosso atual cenário político.

Desvios de verba para compra de medicamentos, licitações fraudulentas em hospitais públicos e nada é feito, pois falta temor à Deus.

Profissionais da área de segurança mal remunerados, escândalos de propina dentro das corporações e nada é feito, pois falta temor à Deus.

Professores com salários defasados, condições precárias em salas de aula e falta de investimento na formação de professores e nada é feito, pois falta temor à Deus.

Má distribuição de renda, pessoas à margem da pobreza e poucos vivendo abastados e nada é feito, pois falta temor à Deus.

Falta de saneamento básico o que contribui para proliferação de doenças e nada é feito, pois falta temor à Deus.

Pedágios altíssimos, estradas em péssimas condições e as vítimas fatais no trânsito tem aumentado dia após dia e nada é feito, pois falta temor à Deus.

Fronteiras abandonadas facilitando a entrada de armas, drogas e todo tipo de contrabando e nada é feito, pois falta temor à Deus.

Aumento da criminalidade, assalto a mão armada, os índices de assassinato nunca foram tão altos, cidadãos reféns dentro de suas próprias casas e nada é feito, pois falta temor à Deus.

Interesses individuais sendo colocados à frente dos interesses da coletividade e nada é feito, pois falta temor à Deus.

Pessoas desqualificadas em sua maioria, assumindo cargos em comissão em troca de favores, engessando assim a máquina pública e nada é feito, pois falta temor à Deus.

Aprovação e projetos de leis que ferem os princípios da família como legalização do aborto, ideologia de gênero e legalização da maconha e nada é feito, pois falta temor à Deus.

Escândalos de corrupção em todas as esferas de governo e nada é feito, pois falta temor à Deus.

Todos esses relatos e muitos outros são apenas sintomas cujo a causa é a falta de temor à Deus.

O problema não é a falta de verba pública, o prolema não é partidário, o problema não é burocrático, o problema não é a corrupção mas o problema é a falta de temor à Deus.

Será que ainda existem homens como Neemias  que possam dizer:

Eu agi de modo diferente por causa do Temor de Deus...


Sermão Revelado
Irmão Luiz

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas