Trazendo Morte para o Casamento!


Entretanto, certo homem chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas reteve uma parte do dinheiro.

 E Safira estava ciente disso. Levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.

  Então Pedro disse: — Ananias, por que você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, para que você mentisse ao Espírito Santo, retendo parte do valor do campo? Não é verdade que, conservando a propriedade, seria sua? E, depois de vendida, o dinheiro não estaria em seu poder? Por que você decidiu fazer uma coisa dessas? Você não mentiu para os homens, mas para Deus.

Ouvindo estas palavras, Ananias caiu morto. E sobreveio grande temor a todos os que souberam do que tinha acontecido.

 Levantando-se os moços, cobriram o corpo de Ananias e, levando-o para fora, o sepultaram.

 Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, sem saber o que tinha acontecido.

Então Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou: — Diga-me: foi por este valor que vocês venderam aquela terra? Ela respondeu: — Sim, foi por esse valor.

Então Pedro disse: — Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o seu marido, e eles levarão você também.

  No mesmo instante, ela caiu aos pés de Pedro e morreu. Entrando os moços, viram que ela estava morta e, levando-a, sepultaram-na ao lado do marido.

E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos aqueles que ouviram falar destes acontecimentos.

Atos 5:1‭-‬11 NAA



A narrativa acima está se referindo aos primeiros passos da igreja Cristã primitiva, onde alguns seus feitos, o nível de comunhão, a pureza e o temor pelas coisas Santas, nos servem de exemplo até os dias de hoje.

O texto bíblico relata uma situação vivida por um casal, cujo os nomes eram: Ananias e Safira.

Antes de entrarmos no ponto chave da nossa reflexão é preciso entendermos o contexto, o qual era o seguinte:

Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham.

Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos.

Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o entregavam aos apóstolos.

E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade.

Atos 4:32‭-‬35 NTLH


Ananias então conforme a prática da igreja, vende um bem que era de sua propriedade, mas o grande problema da questão e que ele reteve parte do valor da venda e Safira sua esposa sabia disso.

Diz o texto sagrado que Ananias então vai entregar o que sobrou para os Apóstolos e Pedro diz:

- Ananias se você não tivesse vendido o bem ele continuaria sendo seu, e mesmo você vendendo o dinheiro da venda também seria todo seu.

Mas você deu ouvidos ao diabo e reteve uma parte do valor, você não mentiu para os homens mas mentiu para Deus, ouvindo isso Ananias cai morto.

Então quase três horas depois chega ao mesmo local sua esposa Safira, a qual não sabia do ocorrido e o Apóstolo Pedro Pergunta.

- Foi por esse valor que vocês venderam aquela terra?

E ela respondeu:

- Sim, foi por esse valor.

Ouvindo ela as mesmas palavras cai morta e sobreveio um grande temor sobre todos.

E por qual motivo o tema do sermão é trazendo morte para o casamento?

Ananias vendeu o bem e reteve uma parte do valor e Safira estava ciente, ou seja fizeram algo de comum acordo.

Ao ser perguntada sobre o valor da venda do bem, Safira manteve o combinado com seu esposo, não negando a versão do mesmo, cumplicidade entre o casal.


Cumplicidade entre o casal, agir de comum acordo, falar a mesma língua, comunicaçao são requisitos cruciais em um casamento, mas não garantem a vida em um relacionamento.

O que traz vida para um casamento é a sinceridade para com Deus e o temor diante das coisas Santas.

Por mais unido e coeso que um casal possa ser, à ausência do temor de Deus e a falta de sinceridade para com ele, vão atrair à morte para o casamento.



Sermão Revelado
Irmão Luiz

Comentários

Postagens mais visitadas